Alunos do Ensino Secundário criam negócios inovadores durante “Start-Up Quest”

Autocarros com painéis solares, mochilas ergonómicas personalizadas que eliminam dores nas costas, ou uma aplicação que ‘traduz’ linguagem gestual portuguesa para texto. Estas foram algumas das várias ideias que mais de 200 estudantes do ensino secundário regular e profissional sugeriram durante as atividades “Startup-Up Quest”.

Dinamizada no âmbito dos roteiros tecnológicos sub-19 do Portugal Empreende 4.0, a iniciativa teve como objetivo incentivar os alunos a simular a criação de um negócio que respondesse a problemas sociais. Durante um dia, os estudantes participaram num bootcamp para dar resposta ao desafio.

Na atividade, os jovens receberam formação intensiva em empreendedorismo e risco empresarial, e foram orientados por consultores especializados. No final do programa, os alunos receberam um certificado de participação e preencheram um inquérito que revelou satisfação com a Start-Up Quest”.

“Contribuiu muito para o meu conhecimento”, “notou-se o conhecimento dos dinamizadores” e “Recebi informações úteis para a vida futura no trabalho” foram alguns dos testemunhos partilhados nos questionários de satisfação.

A atividade “Start-Up Quest” decorreu entre os meses de março e abril em escolas localizadas nas Regiões Norte, Centro e Alentejo, nomeadamente:

  • Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.
  • Escola Profissional de Alvito (EPALVITO), no distrito de Beja.
  • Escola Profissional da Região Alentejo, em Évora.
  • Escola Profissional Gustave Eiffel
  • Escola Básica e Secundária de Alpendorada e Matos, no Marco de Canaveses.
  • Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

Outras notícias

Ver mais

26-04-2023

A iniciativa contou com a participação de 39 alunos do ensino superior.

Ver mais

18-04-2023

Iniciativa do Portugal Empreende 4.0 decorreu entre fevereiro e março nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Ver mais

18-04-2023

Alunos do ensino superior participaram na iniciativa integrada nos roteiros de inovação sub-25 do Portugal Empreende 4.0 e dizem ter adquirido novos conhecimentos no domínio do empreendedorismo.

Ver Todas